CHAMADA!

VOCÊ SABIA QUE TAMBÉM PODE FAZER PROPOSIÇÕES QUANTO AS AÇÕES DA GREVE ATRAVÉS DA OUVIDORIA DA COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO? PARTICIPE, COMENTE, COMPAREÇA, SE EXPRESSE E AJUDE A CONSTRUIR ESSA LUTA!

Nota sobre o incidente após a assembléia dos estudantes


Carta aberta à comunidade acadêmica
Nota sobre o incidente após a assembléia dos estudantes
Vivemos um momento único nos movimentos em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Mais de 80% das universidades federais estão em greve, sendo 30 delas com greve estudantil. Os docentes da UERJ também decidiram paralisar suas atividades diante do total descaso com a educação pública. Na próxima quarta-feira (13/06) haverá uma assembléia geral dos estudantes da UERJ para discutir a greve na UERJ. Na FFP foi decretada greve estudantil na segunda (05/06) numa assembléia com mais de 300 estudantes.
Esse resgate de conjuntura é importante para situar os acontecimentos pós-assembléia. Esta geração acostumada com o aprofundamento do individualismo crônico da nossa sociedade neoliberal e a falta de interesse na construção coletiva vê se acender um feixe de esperança. Tal situação não nos permite ter o mesmo acúmulo histórico da cultura política de como se realizam as atividades grevistas – visto que não acompanhamos um movimento de greve estudantil na UERJ, pelo menos, nos últimos 10 anos. No calor dos acontecimentos não foi possível termos acúmulo do método de atuação.
Lamentamos o incidente ocorrido na sala de aula do segundo andar. A saber: ao final da assembléia estudantil, foi deliberado percorrermos o interior da faculdade em ato para expressar as deliberações daquele fórum, em que os estudantes decidiram entrar em greve imediata. Nosso intuito era dialogar com os professores e estudantes que ainda estavam em atividade que precisamos estar lado a lado nesse movimento para conquistarmos a UERJ que queremos. Na avaliação d@s companheir@s que estavam à frente do ato no segundo andar, era necessário entrar nas salas para informar das deliberações da assembléia. Com isso, houve um choque de interesses entre a ação e o prosseguimento de uma aula, havendo discórdia sobre o ato e a forma de protesto. Contudo, após a divergência, o ato seguiu e foi encerrado no Hall de Convivência. De nossa parte, queremos deixar nítido, nenhum estudante no protesto agrediu fisicamente nenhum colega, professor(a) ou funcionário(a).
Nosso movimento reafirma a sua posição em realizar piquetes de convencimento pacíficos em toda a UERJ para convencer politicamente todos e todas da importância de estarmos unidos em defesa da Universidade. Não temos por princípio o uso da coerção e violência para chegar a este objetivo. Por fim, convocamos todas e todos para participarem das atividades da greve. Mais do que nunca é necessário estarmos ombro a ombro conquistando nas ruas o que é nosso por direito. Nosso desafio é enorme na queda de braço com o Governo Cabral que se nega a repassar os 6% da UERJ e implantar a dedicação exclusiva. Da reitoria é necessário cobrar a abertura imediata de licitação do bandejão; aumento e acúmulo de bolsas, creche universitária, repasse descente de verbas, entre outras coisas. Temos plena convicção que professores, técnicos e estudantes são aliados na defesa da UERJ – e que nossos inimigos são outros. Por isso, chamamos a tod@s a unificarmos nossa pauta e lutarmos junt@s valorizando mais o que temos de acordo e consenso do que temos de diferença. E dentre as diferenças, que estas sejam expostas de forma democráticas e fraternas. Só assim daremos um passo rumo a universidade necessária. 
Comando da greve estudantil UERJ-FFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário